Marechal Deodoro é resultado da produção social do espaço urbano: é uma das tantas cidades brasileiras que experimentou a criação de ambientes desenhados à luz da história. Cedeu a poucas, porém importantes intervenções, dentre as quais a elaboração do Plano Integrado de Uso do Solo e Preservação do Patrimônio Histórico e o tombamento nacional da Casa de Marechal Deodoro e do Convento de Santa Maria Madalena. É confirmadamente reconhecida a importância social da história, arquitetura e cultura da região.
A experiência da não-potencialização da cidade como projeto turístico, excluiu sócio-espacialmente a força inata da sua história como as das histórias que carregam Porto Seguro, Ouro Preto, Salvador e São Luís.
A expectativa, como também seu patrimônio, ainda sobrevive. As inúmeras possibilidades de valor comercial agregados ao valor patrimonial e turístico de Marechal Deodoro existem, vale lembrar apenas algumas: a proximidade com Maceió, a praia do Francês como vizinhança e um centro gastronômico regional às margens do complexo lagunar mais referenciado do Estado. É a produção do lugar que define o próprio lugar.
Onde ir:
Praia do Francês
Prainha Barra Nova
Casa de Marechal Deodoro
Igreja Matriz De Nossa Senhora Da Conceição
Praia Saco da Pedra
Igreja Santa Maria Madalena
Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho da Silva Farias
Palácio Provincial De Marechal Deodoro
Lago Azul
Balneário do Broma
Cadeia Pública & Casa Da Câmara
Gastronomia:
Sururu
Caldeirada
Moqueca de mariscos e moluscos,
Fritada ou a moqueca de siri,
Maçunim ao coco,
Carapeba frita,
Camarão
Polvo
Patinha de caranguejo-uçá
Ostras
Agulhinha frita
Siri
Caranguejo
Guaiamum cozidos